Coloque à Comunidade as suas dúvidas

Legislação aeronaves experimentais

Hugo | 16-11-2017

Boa tarde. Procuro legislação que regulamenta as aeronaves experimentais. Alguém me pode ajudar? Cumprimentos

Tatcher

Diogo Miguel | 07-04-2016

Alguém cá em Portugal já teve experiências com os Tatcher (cx4 e cx5) ?

Re:Tatcher

José Miguel SIlva | 21-09-2016

Nao, mas gostava de ver um de perto; Já tive para comprar os plans

Registo de ULM como Experimental

Amilcar José | 12-05-2014

Boa tarde

Alguém me sabe dizer se é possível registar uma aeronave, previamente registada como ULM, como experimental? Ou só dá se for comprado como KIT?

Obrigado

Re:Registo de ULM como Experimental

Carlos Costa | 14-03-2016

Estando registado como ULM penso não ser possível passar a Experimetnal. Já o inverso me parece possível, desde que a aeronave cumpra as característcias ULM (ex. Vel Perda, MTOW, etc)

Critérios importantes na escolha de um KIT

Vinicius | 11-10-2012

Ola,
Estou em um projeto que tem como objetivo montar uma base de dados com os diferentes KIT's ULM do mercado e, assim, facilitar a escolha do KIT ideal. Entretanto estou tendo dificuldades, já que sou amador no assunto, para estabelecer quais são os critérios de escolha mais importantes. Gostaria de saber de vocês quais são os critérios que vocês priorizam (preço, potencia, acrobacibilidade, nível técnico necessário para montagem, se necessita de ferramentas especificas para a montagem, material, tipo de decolagem (STOL,...), compactibilidade (tamanho), tempo de entrega, numero de lugares, espaço interior da cabine, facilidade em obter a documentação, autonomia de voo, velocidade máxima... enfim, qualquer critério que vocês julgarem importante). Agradeço desde já pela atenção.

MC 30

TOM LEITE | 04-09-2012

alguem tem os planos do MC30 Luciole?

Re:MC 30

Carlos Costa | 01-10-2012

Julgo que o Sereno Melo, nosso VP, tem !

Certificação de aeronaves em KIT

Francisco André | 16-01-2012

Viva!
Antes de mais, parabéns pelo espaço.

Reparei que o Sonex tem matrícula CS-U... em vez de X...
Pelo facto de ter sido montado como Kit não obrigaria a ser um X?

Re:Certificação de aeronaves em KIT

Carlos Costa | 29-01-2012

Francisco
O Sonex tem matrícula CS-UQS porque cumpre os requisitos para UL, quer em velocidade de perda quer em peso.
O facto de ter sido "feito em casa" está no mesmo "paralelismo" de quase todos os TLs Dynamics, Jabirus, Tecnams, etc, etc, cujos representantes compram em Kit e montam por cá para venda.
Nem o representante nem o particular são fabricantes certificados. E aliás o espírito UL é a descomplicação.

Claro que, caso se quisesse, o Sonex poderia ter sido matriculado como experimental.
Já uma aeronave com MTOW > 450 Kg ou Vs> 65km/h só poderá ser experimental.

Nem os UL nem os Experimentais são aeronaves certificadas. E já agora.... todos os aviões nascem experimentais.

Avião ULM

Vitor Soares | 13-12-2011

Olá
Gostava de adquirir um Kit para montar de um ULM com uma boa relação preço qualidade e sem problemas na certificação. O preço é obviamente limitador nesta época de dificuldades, mas agradeço ideias.

Obrigado a todos

Re:Avião ULM

Carlos Costa | 16-12-2011

Olá Vitor
Uma boa hipótese é o Sonex.
O nosso associado Rui Sereno Melo fez um em Viseu, tem matricula CS-UQS, e pode ver-se o processo de construção em www.sonex883.com
O site do fabricante é o https://www.sonexaircraft.com/
A construção é simples, em aluminio com pop-rivets, e será um dos kits mais acessíveis e com melhor rácio € / Vel. Cruzeiro.

Re:Avião ULM

TOM LEITE | 16-12-2011

Sem ser de base montamos um IBIS MAGIC e um Sparviero e aconselho pelo relacçao preço qualidade msis info na www.eurosportaircraft.com

bimotor

TOM LEITE | 09-11-2011

Poderemos construir um bimotor 4 pessoas experimental a partir de um projecto ja existente 4p mas monomotor?


TOM

Re:bimotor

Carlos Costa | 10-11-2011

Explica lá isso melhor TOM

Site EAA

Telmo Ribeiro | 09-11-2011

Congratulo-me com o aparecimento do novo sitio. Será um espaço de informação e partilha aeronáutica. Aqui estarei sempre que necessitar

!

Documentos INAC

Ilidio Franco | 07-11-2011

Caros colegas,

Aproveito este forum para tirar umas dúvidas.

Penso brevemente começar a construir um RV-12. No entanto tenho ainda algumas dúvidas em relação ao processamento da documentação correcta junto do INAC.

Qual é a abordagem correcta, onde me devo dirigir.

Gostaria de ter o trabalho de casa bem feito antes de mandar vir material.

Se alguém poder dar uma ajuda agradeço.

Ilidio

Re:Documentos INAC

Carlos Costa | 07-11-2011

Olá Ilídio

A primeira coisa a fazer é comunicar ao INAC
No site deles, em : https://www.inac.pt/vPT/Generico/Aeronaves/CertificacaodeRestantesAeronaves/ConstrucaoAmadora/Paginas/ConstrucaoAmadora.aspx podes descarregar os formulários necessários.

Começas pelo Anexo 1.
Abraço

Re:Re:Documentos INAC

Ilidio Franco | 08-11-2011

Para preencher o Anexo 1 dá ideia que preciso de informação que aparentemente só após comprar o kit o VANS me entrega, Nºs de série, desenhos, manuais...

è assim? Primeiro compro o Kit e "armado" com a informação preencho o Anexo 1 antes de começar a construção.?

Existirá algum "assunto" relacionado com a classificação e possíveis limitações do RV-12, dado que nos USA ele é LSA... como será aqui em PT? Ouviste alguma coisa sobre esta questão?

Provavelmente deveria ir ao INAC... alguém lá que possa ajudar?

Re:Re:Re:Documentos INAC

Carlso Costa | 08-11-2011

É como dizes. Tens que comprar primeiro para poder fazer o pedido. Agora podes comprar apenas o kit de cauda por exemplo, e já ficas com nº de kit atribuído e com os planos.
Quanto a limitações por ser LSA não há. Aqui será Experimental. A menos que o "consigas" ou queiras fazer com menos de 450kg para ser ULM.
Para falar no INAC aconselho o Engº Rui Mendes, que será eventualmente das poucas pessoas que gostam de aviões no INAC.

Re:Re:Re:Re:Documentos INAC

Ilidio Franco | 09-11-2011

Ok Carlos,

Compreendido. É essa a ideia. Penso que, pelo que leio, que Experimental me dá mais margem para algumas pequenas alterações.

Acho que me vou oferecer uma prenda de Natal a mim próprio... :)

Obrigado

Ilidio

de longe a apreciar

jose navalho | 07-11-2011

Hoje vim para NY num A330 e por sorte o comandante era o nosso querido amigo Filipe C Silva, a viagem foi do melhor e tive o privilégio de viajar na cabine (sem pilotar, não podia ser, estava de folga!)
Se tivesse aqui espaço enviava fotos.
Abraço
JN

Re:de longe a apreciar

Eu | 09-11-2011

Na Cabine, foi o meu amigo e mais 300 pessoas. Boa estadia e va a estua da liberdade, time square, central park, empire, museu de historia natural e veja se a shutle já veio para o porta-avioes. Já tenho suadades disso aí.

Inauguração

Carlos Costa | 06-11-2011

Inaugurado o novo site, deixo aqui os meus votos de que gostem e aguardo as vossas sugestões!

Itens: 1 - 24 de 24

Novo comentário