Boa tarde. Procuro legislação que regulamenta as aeronaves experimentais. Alguém me pode ajudar? Cumprimentos
Coloque à Comunidade as suas dúvidas
Tatcher
Diogo Miguel | 07-04-2016
Alguém cá em Portugal já teve experiências com os Tatcher (cx4 e cx5) ?
Re:Tatcher
José Miguel SIlva | 21-09-2016
Nao, mas gostava de ver um de perto; Já tive para comprar os plans
Registo de ULM como Experimental
Amilcar José | 12-05-2014
Boa tarde
Alguém me sabe dizer se é possível registar uma aeronave, previamente registada como ULM, como experimental? Ou só dá se for comprado como KIT?
Obrigado
Re:Registo de ULM como Experimental
Carlos Costa | 14-03-2016
Estando registado como ULM penso não ser possível passar a Experimetnal. Já o inverso me parece possível, desde que a aeronave cumpra as característcias ULM (ex. Vel Perda, MTOW, etc)
Critérios importantes na escolha de um KIT
Vinicius | 11-10-2012
Ola,
Estou em um projeto que tem como objetivo montar uma base de dados com os diferentes KIT's ULM do mercado e, assim, facilitar a escolha do KIT ideal. Entretanto estou tendo dificuldades, já que sou amador no assunto, para estabelecer quais são os critérios de escolha mais importantes. Gostaria de saber de vocês quais são os critérios que vocês priorizam (preço, potencia, acrobacibilidade, nível técnico necessário para montagem, se necessita de ferramentas especificas para a montagem, material, tipo de decolagem (STOL,...), compactibilidade (tamanho), tempo de entrega, numero de lugares, espaço interior da cabine, facilidade em obter a documentação, autonomia de voo, velocidade máxima... enfim, qualquer critério que vocês julgarem importante). Agradeço desde já pela atenção.
Certificação de aeronaves em KIT
Francisco André | 16-01-2012
Viva!
Antes de mais, parabéns pelo espaço.
Reparei que o Sonex tem matrícula CS-U... em vez de X...
Pelo facto de ter sido montado como Kit não obrigaria a ser um X?
Re:Certificação de aeronaves em KIT
Carlos Costa | 29-01-2012
Francisco
O Sonex tem matrícula CS-UQS porque cumpre os requisitos para UL, quer em velocidade de perda quer em peso.
O facto de ter sido "feito em casa" está no mesmo "paralelismo" de quase todos os TLs Dynamics, Jabirus, Tecnams, etc, etc, cujos representantes compram em Kit e montam por cá para venda.
Nem o representante nem o particular são fabricantes certificados. E aliás o espírito UL é a descomplicação.
Claro que, caso se quisesse, o Sonex poderia ter sido matriculado como experimental.
Já uma aeronave com MTOW > 450 Kg ou Vs> 65km/h só poderá ser experimental.
Nem os UL nem os Experimentais são aeronaves certificadas. E já agora.... todos os aviões nascem experimentais.
Avião ULM
Vitor Soares | 13-12-2011
Olá
Gostava de adquirir um Kit para montar de um ULM com uma boa relação preço qualidade e sem problemas na certificação. O preço é obviamente limitador nesta época de dificuldades, mas agradeço ideias.
Obrigado a todos
Re:Avião ULM
Carlos Costa | 16-12-2011
Olá Vitor
Uma boa hipótese é o Sonex.
O nosso associado Rui Sereno Melo fez um em Viseu, tem matricula CS-UQS, e pode ver-se o processo de construção em www.sonex883.com
O site do fabricante é o https://www.sonexaircraft.com/
A construção é simples, em aluminio com pop-rivets, e será um dos kits mais acessíveis e com melhor rácio € / Vel. Cruzeiro.
Re:Avião ULM
TOM LEITE | 16-12-2011
Sem ser de base montamos um IBIS MAGIC e um Sparviero e aconselho pelo relacçao preço qualidade msis info na www.eurosportaircraft.com
bimotor
TOM LEITE | 09-11-2011
Poderemos construir um bimotor 4 pessoas experimental a partir de um projecto ja existente 4p mas monomotor?
TOM
Site EAA
Telmo Ribeiro | 09-11-2011
Congratulo-me com o aparecimento do novo sitio. Será um espaço de informação e partilha aeronáutica. Aqui estarei sempre que necessitar
!
Documentos INAC
Ilidio Franco | 07-11-2011
Caros colegas,
Aproveito este forum para tirar umas dúvidas.
Penso brevemente começar a construir um RV-12. No entanto tenho ainda algumas dúvidas em relação ao processamento da documentação correcta junto do INAC.
Qual é a abordagem correcta, onde me devo dirigir.
Gostaria de ter o trabalho de casa bem feito antes de mandar vir material.
Se alguém poder dar uma ajuda agradeço.
Ilidio
Re:Documentos INAC
Carlos Costa | 07-11-2011
Olá Ilídio
A primeira coisa a fazer é comunicar ao INAC
No site deles, em : https://www.inac.pt/vPT/Generico/Aeronaves/CertificacaodeRestantesAeronaves/ConstrucaoAmadora/Paginas/ConstrucaoAmadora.aspx podes descarregar os formulários necessários.
Começas pelo Anexo 1.
Abraço
Re:Re:Documentos INAC
Ilidio Franco | 08-11-2011
Para preencher o Anexo 1 dá ideia que preciso de informação que aparentemente só após comprar o kit o VANS me entrega, Nºs de série, desenhos, manuais...
è assim? Primeiro compro o Kit e "armado" com a informação preencho o Anexo 1 antes de começar a construção.?
Existirá algum "assunto" relacionado com a classificação e possíveis limitações do RV-12, dado que nos USA ele é LSA... como será aqui em PT? Ouviste alguma coisa sobre esta questão?
Provavelmente deveria ir ao INAC... alguém lá que possa ajudar?
Re:Re:Re:Documentos INAC
Carlso Costa | 08-11-2011
É como dizes. Tens que comprar primeiro para poder fazer o pedido. Agora podes comprar apenas o kit de cauda por exemplo, e já ficas com nº de kit atribuído e com os planos.
Quanto a limitações por ser LSA não há. Aqui será Experimental. A menos que o "consigas" ou queiras fazer com menos de 450kg para ser ULM.
Para falar no INAC aconselho o Engº Rui Mendes, que será eventualmente das poucas pessoas que gostam de aviões no INAC.
Re:Re:Re:Re:Documentos INAC
Ilidio Franco | 09-11-2011
Ok Carlos,
Compreendido. É essa a ideia. Penso que, pelo que leio, que Experimental me dá mais margem para algumas pequenas alterações.
Acho que me vou oferecer uma prenda de Natal a mim próprio... :)
Obrigado
Ilidio
de longe a apreciar
jose navalho | 07-11-2011
Hoje vim para NY num A330 e por sorte o comandante era o nosso querido amigo Filipe C Silva, a viagem foi do melhor e tive o privilégio de viajar na cabine (sem pilotar, não podia ser, estava de folga!)
Se tivesse aqui espaço enviava fotos.
Abraço
JN
Re:de longe a apreciar
Eu | 09-11-2011
Na Cabine, foi o meu amigo e mais 300 pessoas. Boa estadia e va a estua da liberdade, time square, central park, empire, museu de historia natural e veja se a shutle já veio para o porta-avioes. Já tenho suadades disso aí.
Inauguração
Carlos Costa | 06-11-2011
Inaugurado o novo site, deixo aqui os meus votos de que gostem e aguardo as vossas sugestões!