Re:O Avião Ideal

António Alves | 20-12-2013

Acredito que não existe um avião ideal, mas tantos quantos os desejos de cada um e para uma dada situação.
Nesse sentido se pudermos ter vários á disposição melhor fica o assunto encerrado mas se queremos um completamente pessoal por certo variará tanto quantos os proprietários.
Mas há alguns compromissos a explorar pois cada vez mais vão surgindo aparelhos mais versáteis capazes de vários tipos de missões e com mais ou menos possibilidade e facilidade de serem configuráveis.
Desde logo nada obsta, a não ser o dominio da tecnica, que se possa ter duas motorizações independentes ou complementares hibridas. Dois ou mais lugares com carga e combustivel flexivel.
No meu caso o gosto pessoal implica alguns superlativos como raio de ação configurável podendo chegar ás 15 Horas de voo a velocidade superior a 280Km/H com consumos ~ a 10 L/H o que implica tanques >150 L motor de injeção, passo variável, finesse elevada, assim o raio teorico atingiria 4200 Km! Toda a Europa e arredores, mediterraneo, Medio Oriente e bem acima do Circulo Polar Artico! Em VFR só teoricamente atingivel no Verão! Os records estão aí á nossa espera. O principal limite previsivel é a burocracia mais limitador que a meteorologia!
Para aqueles que acharem tais exigencias muito exageradas. aproveito para lembrar que ainda tenho uma aeronave que tem caracteristicas próximas destas e acrescenta a possibilidade de embandeirar o hélice obtendo 30/1 de taxas de planeio, e altitude teorica superior a 12Km! Dispoem de vários dispositivos aerodinâmicos para a configuração ás diferentes situações de voo e suportou cargas alar nos ensaios da ordem dos 9 a 10 G!
Segue mais da próxima ocasião.
Até lá Votos de Boas Festas a todos!
António Alves

Novo comentário